Pias Discípulas

do Divino Mestre

20 ANOS DO APOSTOLADO LITURGICO EM RECIFE

APOSTOLADO LITURGICO RECIFE APOSTOLADO LITURGICO APOSTOLADO LITURGICO RECIFE
     
APOSTOLADO LITURGICO RECIFE APOSTOALDO LITURGICO RECIFE APOSTOLADO LITURGICO RECIFE


No dia 30 de Outubro, às 14hs, no Centro de apostolado Litúrgico de Recife, celebramos a Liturgia Eucarística bendizendo a Deus pelos 60 anos de presença no Brasil e 20 anos de Apostolado Litúrgico no Recife - PE.


Veja mais fotos da Celebração. CLIQUE AQUI!


Fomos agraciadas com a presença do Pe. João Carlos, Salesiano. Ele presidiu a Santa Missa no Apostolado Litúrgico com a presença de religiosas, leigos e leigas, nossos funcionários, amigos e amigas do Divino Mestre e nós irmãs da comunidade das Pias Discípulas. A celebração foi transmitida pela rádio Olinda, com animação de Eduardo Amâncio e operador técnico.

 


APOSTOLADO LITÚRGICO: 20 ANOS SERVINDO A IGREJA DE PERNAMBUCO


Celebrar a memória da caminhada do Apostolado Litúrgico em Recife, PE, e 60 anos de Vida de nossa presença no Brasil é agradecer a Deus por pertencer à nossa Igreja. É retomar com novo vigor a identidade e a missão, no seguimento de Jesus, inspirando-nos em Maria Mãe e Discípula do Verbo, e no apóstolo Paulo, discípulo missionário. Realmente é reavivar as palavras do nosso Fundador, o Bem Aventurado Tiago Alberione. Toda vez que se iniciava uma nova comunidade, ele pedia: “Comecem desde Belém...” A Eucaristia, a pobreza, a solidariedade à unidade sejam o vosso distintivo.


No dia 07 de Setembro de 1995, marca os inícios de nossa presença em Recife, PE. Fomos acolhidas pelo Pe. Edivaldo, Pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Casa Forte. “Sinto-me feliz acolhendo a comunidade das Pias Discípulas do Divino Mestre. Considero uma das inúmeras graças com que Deus tem abençoado a minha vida sacerdotal. Deus cubra de bênçãos estas irmãs de hoje, de amanhã e de sempre nesta comunidade”.


O Arcebispo Dom José Cardoso Sobrinho, em resposta a carta de pedido para nossa presença em Recife disse: “As irmãs Pias Discípulas são Bem Vindas. Tendes o sinal verde na Igreja de Recife. Para nós é uma graça a vossa presença aqui. Já devia ter acontecido há tempo. Vosso serviço será útil, necessário, não só na Igreja de Recife como de todo Nordeste será beneficiado pelo vosso Apostolado Litúrgico. No Conselho dos presbíteros, estudaremos um local que seja bom, para o Centro de Apostolado Litúrgico e favorável ao clero". E acrescentou: “Meu desejo é que vocês sejam uma presença orante alimentando a espiritualidade pela vossa missão Eucarístico-Litúrgica.


No dia 09 de Outubro de 1995, no coro da Igreja Santa Cecília, rua da Conceição, 39, com uma humilde exposição iniciamos o atendimento com alguns paramentos e produtos de cerâmica, na expectativa de termos a sala 102 na Cúria. Acompanhou de perto os inícios de nossa atividades, Pe. Abelardo (já falecido) pelo qual temos muita gratidão.


Em 1º de Abril de 1996, iniciamos uma nova etapa do Apostolado Litúrgico. Passamos da Igreja Santa Cecília (Boa vista) para uma sala anexa ao convento do Carmo, rua João Souto Maior, bairro Santo Antonio. O espaço era pequeno, simples e acolhedor. A peregrinação continua: no dia 15 de Setembro de 1997, memória de Nossa Senhora das Dores, mudamos para o Ed. Solimões na Rua das Flores, 1º andar sala 113.


No dia 15 de maio de 1999, Ano do Pai, realizamos o 1º encontro de formação litúrgica, organizado pelo Apostolado Litúrgico, com o Tema: Ritualidade, com assessoria de Ir. Silde Coldebela, pddm, realizado numa sala do convento dos Carmelitas. No dia 12 de junho, com assessoria de Ir. Penha Carpanedo, pddm, com o tema: “Canto na Liturgia”.


O Pe. Alberione dizia: “O Senhor vai ascendendo às luzes à medida que necessitamos delas”. Assim, recebemos a proposta do Pe. Manuel, provincial dos Padres e Irmãos Paulinos, para instalar a loja Apostolado Litúrgico ao lado da Livraria Paulus, na Avenida Dantas Barreto nº1000. No dia 29 de junho, às 11hs, com a celebração e bênção do local, pelo Monsenhor Edvaldo Bezerra, inauguramos o espaço, já qualificado com uma capela para oração. Guardamos no coração as palavras ditas por ele: “A Igreja de Olinda e Recife e assim do Nordeste, muito necessita da vossa missão, para valorizar o belo e a arte para a celebração”.


No dia 07 de julho, memória de Santa Maria Goretti, celebrou-se a primeira missa na Capelinha, presidida pelo Pe. Francisco de Assis. A adaptação do espaço para o Apostolado Litúrgico de Recife continuou por todo o tempo das férias e, aos poucos, aquele pequeno e querido espaço foi tomando as feições de um setor apostólico que pôde manifestar de modo mais completo a nossa missão. A inauguração foi projetada para o mês de março.


“Bendizemos a Deus por Ele continuar acendendo em nosso caminho,

as luzes que assinalam sua fidelidade no presente”


 
Outro dom que Jesus Mestre nos ofereceu e que nos encheu de gratidão, foi a reinauguração do Centro de Apostolado Litúrgico de Recife, no dia 27 de Abril de 2011, aniversário de Beatificação do Padre Alberione.


A celebração de bênção do novo espaço foi presidida pelo Monsenhor Albérico. Estavam presentes as irmãs: Maristela Bravin (provincial), Penha Carpanedo, Laide Sonda e Irene Brunetta, as irmãs da comunidade, as arquitetas Maria Angela e Rosana, todos os colaboradores, nossos amigos e amigas. Invocamos a intercessão do nosso fundador para a fecundidade espiritual e apostólica do novo espaço.

 

Ir. Rosária Belançon, pddm

Por: PDDM
Em: 04/11/2015

Veja Também

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Área restrita